Manutenção

Guia de Manuseio

A montagem do rolamento é uma etapa essencial que condiciona a vida útil e o bom funcionamentos da instalação. Em 90% dos casos de problemas com rolamentos, as causas referem-se a elementos externos classificados em quatro grandes famílias:

Lubrificação inadequada: Uma lubrificação ruim reduz muito a vida útil do rolamento. Ela frequentemente negligenciada devido à dificuldade de acesso aos rolamentos e à falta de conhecimento dos lubrificantes por parte do usuário. A NTN-SNR põe à sua disposição um serviço específico e comercializa uma gama completa de graxas adequadas a cada tipo de aplicação, bem como um sistema automático de lubrificação.

Contaminação: O ambiente no qual operam os rolamentos é frequentemente muito poluído. De fato, poeiras, líquidos divergentes, são elementos que reduzem extremamente a vida útil do rolamento. Para enfrentar esses problemas, desenvolvemos uma ampla gama de sistema de vedação e te aconselhamos na melhor escolha à sua aplicação.

Montagem incorreta: De fato o rolamento cuja montagem não há foi executada corretamente ocorre risco de deteriorar muito rapidamente. As principais causas são métodos insuficientes ou mal adaptados, contaminação na montagem ou montagem brusca. A deterioração pode se manifestar por ruído anormal, que provoca uma fadiga na superfície do rolamento. Nós oferecemos ferramentas e aparelhos que tornam essas operações mais fáceis e seguras.

Fadiga: Os rolamentos são componentes fundamentais submetidos à fadiga. As condições impostas às superfícies ativas dos rolamentos provocam, mais cedo ou mais tarde, degradações na superfície por lascagem. Os métodos de monitoramento e o apoio dos nossos especialistas permitirão agir desde os primeiros sinais de fraqueza e de organizar as operações de manutenção.

Lubrificantes e Ferramentas