Artigos

É imprescindível que as empresas fiquem cada vez mais atentas a ações sustentáveis que ultrapassem os portões da instituição e se materialize no dia a dia do cliente. Não basta adotar práticas que contribuam para o cuidado do meio ambiente dentro da empresa se durante o uso do seu produto não há como propagar essas ações. Buscar coerência é um fator-chave para as indústrias e empresas atualmente e quem consegue aliar teoria e prática sai na frente no mercado.

Existem três pilares fundamentais para ser sustentável no meio industrial. Por mais que ainda estejamos longe do ideal, o importante é ter consciência do que deve ser feito e ir adaptando aos poucos tanto a cadeia produtiva, escolha de fornecedores quanto pensar em forma de educar seus clientes para que o meio ambiente seja respeitado durante todo o processo.

1. Valorize as pessoas
Se engana quem acha que para ser sustentável basta jogar o plástico na lata da cor certa. Quando analisamos este tema com mais profundidade, é possível perceber que olhar para seus colaboradores, clientes e fornecedores com atenção de forma a proporcionar uma cultura empresarial que valorize as pessoas, torna todo o processo mais leve e sustentável. Não é à toa se corre uma máxima no mercado que diz que quanto mais você investe nas pessoas, melhores são as vendas, pois, afinal, o boca-a-boca nos negócios ainda faz milagres.

2. Pense de forma estratégica o seu financeiro
Entradas e saídas de caixa, controle de estoque, encomenda de peças e outros segmentos que mexem com o financeiro da sua empresa também precisam entrar no radar de empresas que se propõem a serem sustentáveis. Convenhamos que se há um controle de estoque adequado, há menos chances de serem feitas encomendas desnecessárias o que resulta em mais economia e a possibilidade do seu negócio investir em outras áreas que precisam de atenção.

Entretanto, é importante ressaltar que economia não significa barateamento de mão de obra e baixa qualidade de materiais. Mais do que lucrar, sua empresa precisa ficar atenta se esse lucro respeita os trabalhadores e o meio ambiente, gerando uma relação justa de competitividade com os concorrentes.

3. Busque soluções sustentáveis e que respeitem o meio ambiente
O último pilar, mas não menos importante, é respeitar o meio ambiente em todos os processos da sua cadeia produtiva. Como falamos anteriormente, não adianta sua empresa respeitar o meio ambiente em seus processos internos se no dia a dia seu produto é utilizado e descartado de forma incorreta pelos clientes. Educar o mercado e a sua clientela são ótimos passos a serem dados rumo a ações sustentáveis efetivas. É importante minimizar ao máximo os impactos ambientais causados pela produção e manuseio e a orientação adequada é sempre a melhor forma de conseguir bons resultados.

É importante lembrar que se, hoje, sua empresa só consegue separar o lixo e evitar o uso de copos descartáveis está tudo bem. Começar de algum lugar já torna o processo muito mais simples quando ela estiver preparada para dar passos maiores rumo a ações sustentáveis mais complexas. O importante é começar, não importa onde.